Preparo de Endometrio para Tranferencia de Embrião

Você sabia que o endométrio tem uma função muito importante nos tratamentos de fertilização in vitro? Ele é um tecido que reveste toda a parede interna do útero e responde a estímulos hormonais durante o ciclo menstrual, o que faz com que sua espessura se altere. Ele apresenta três fases: proliferativa, secretora, na qual pode atingir espessura de 10 a 16 mm, e menstruação.

 

Endométrio Adequado

Espessura adequada

Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.

 

Aspecto normal

Na fase proliferativa o endométrio deve ter aspecto trilaminar (composto por três lâminas). É o aspecto desejado para o processo de transferência de embriões.

Na fase secretora, após a transferência de embriões, o endométrio fica esbranquiçado (hiperecogênico) devido ao estímulo da progesterona. Durante a menstruação, ele apresenta aspecto linear e fino.

 

Receptividade Endometrial

Outro fator importante é a receptividade do endométrio ao embrião. Ela é compreendida por um período conhecido como janela de implantação que ocorre entre o 20° e 24° dia de um ciclo de 28 dias, e condições normais de espessura, aspecto e morfologia do endométrio. Exames como ERA (Análise de Receptividade Endometrial) e EMMA (Análise Metagenômica do Microbioma Endometrial) podem ser realizados para verificar se a receptividade está adequada quando indicado pelo médico.

 

Endométrio Atrófico ou Fino

Quando o endométrio não atinge a espessura de 6mm, ele é considerado atrófico e não é suficiente para a implantação e nutrição do embrião. Geralmente, tratamentos com progesterona são eficazes para espessamento do endométrio.

 

Confira as possíveis causas para o endométrio fino:

  • Uso contínuo de anticoncepcionais orais e injetáveis por longos períodos
  • Síndrome de Asherman (degradação do endométrio que origina cicatrizes na parede uterina, aumentando as taxas de aborto)

 

Possíveis Tratamentos

Para espessamento do endométrio podem ser utilizados: vitamina E, L-arginina e citrato de sildenafil, conhecido como Viagra feminino. Outros tratamentos incluem pentoxifilina (Trental), ácido acetilsalicílico (Aspirina) e estradiol (Climaderm).

Se a paciente não responder a esses tratamentos, há uma nova técnica que está sedo utilizada: plasma rico em plaquetas. É uma técnica alternativa com as plaquetas da própria paciente que tem o objetivo de estimular vias celulares que resultam no aumento da espessura endometrial.

 

Endométrio Espesso

Endométrio espessado ou hiperplasia endometrial é caracterizada por aumento da espessura do endométrio ocasionado por exposição excessiva ao estrógeno.

Possíveis causas do endométrio espesso: níveis de progesterona abaixo do normal, diabetes, terapias com estrogênio, obesidade, síndrome dos ovários policísticos.

O espessamento do endométrio pode resultar em pólipos endometriais e até em câncer endometrial, nos casos mais graves

 

Tratamentos

Geralmente é utilizado medicamento à base de progesterona. Em casos mais graves, é necessário realizar o procedimento de histeroscopia ou curetagem do tecido endometrial.

Pólipos endometriais ou miomas submucosos devem ser retirados através de procedimento cirúrgico já que dificultam a gestação e aumentam o risco de aborto espontâneo.

 

Importância do Endométrio para Reprodução Humana

O endométrio é peça chave para mulheres que desejam engravidar, sendo essencial para a implantação do embrião e nutrição do mesmo antes da formação da placenta. A espessura adequada no período ovulatório é de no mínimo 7mm.

Alterações na espessura, seja aumento ou diminuição desta, dificultam as chances de engravidar e ocasionam sintomas que requerem tratamento. A melhor forma para avaliar se seu endométrio está adequado é através de ultrassonografia transvaginal indicada por um médico especialista e tratamento individualizado prescrito por este.

Agende sua consulta agora mesmo

Categorias
Sobre

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que vai da enfermagem especializada em reprodução humana até a fisioterapia para dor pélvica crônica.


Contato

Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP

11 3071.4767

babycenter.med.br

WhatsApp chat