Cirurgia de Varicocele – Varicocelectomia

varicocele é a principal causa de infertilidade masculina no mundo, sendo encontrada em 40% dos casos de infertilidade primária (casal sem filhos) e em até 80% dos quadros de infertilidade masculina secundária, em que o casal tem filhos, mas não consegue engravidar novamente.

 

O que é a Varicocele?

A varicocele é uma doença caracterizada pela dilatação anormal das veias testiculares. Em outras palavras, varizes do testículo. Elas podem dificultar o retorno venoso, provocando uma disfunção testicular. A varicocele também pode levar a uma piora na qualidade e quantidade do espermatozoide. Embora não provoque impotência sexual, a varicocele é a principal causa de infertilidade masculina.

 

Quais são os sintomas da varicocele?

A varicocele geralmente é assintomática, por isso, dificilmente é percebida. Ela tende a aparecer na puberdade e, se o menino não for examinado pelo urologista, só será diagnosticada tardiamente, na idade adulta, quando o homem procura ajuda para investigar infertilidade conjugal.

O especialista consegue diagnosticar por meio de exame clínico, através da palpação cuidadosa da bolsa testicular, com o paciente em pé.
O ultrassom com Doppler colorido pode ser usado para confirmação de diagnóstico.

Em poucos casos, a varicocele gera desconforto local, aumento do volume escrotal e, raramente, dor testicular. Embora ocorra com mais intensidade no testículo esquerdo, a doença pode se manifestar em ambos os lados.

Não existem tipos diferentes de varicocele, mas ela se manifesta em graus distintos: Grau I (leve), II (moderado) e III (importante). Estes dois últimos (Graus II e III) podem comprometer a fertilidade.

 

Qual é o tratamento para Varicocele?

O tratamento para varicocele é denominado varicocelectomia microcirúrgica, um procedimento cirúrgico que visa “desconectar” as veias afetadas para redirecionar o fluxo de sangue para as veias normais. Em casos de infertilidade masculina, o tratamento de varicocele pode melhorar ou até mesmo sanar o problema porque ajuda a melhorar a qualidade dos espermatozoides e aumenta sua produção.

Nos adolescentes, mesmo nos casos em que não há alteração do espermograma, a cirurgia de varicocelectomia pode ser indicada quando há presença de assimetria testicular acima de 20%, evidenciando um retardo de crescimento do testículo afetado pela varicocele. Após a cirurgia de correção, este testículo menor pode retomar seu crescimento e volta a ter todo o potencial reprodutivo inato.

Quanto mais tempo ela persistir sem tratamento, maior o dano que causa ao testículo! Por esse motivo, quanto mais precoce for o diagnóstico e o tratamento adequado maiores são as chances de preservação da fertilidade.

Nem todo homem que tem varicocele é infértil, por isso, detectada a anomalia são realizados exames como espermograma e provas funcionais, os quais mostram se houve dano à produção e à estrutura do espermatozoide.

Agende sua consulta agora mesmo

Categorias
Sobre

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que vai da enfermagem especializada em reprodução humana até a fisioterapia para dor pélvica crônica.


Contato

Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP

11 3071.4767

babycenter.med.br

WhatsApp chat