Reversão de Laqueadura

A laqueadura tubária é um procedimento cirúrgico que é realizado através do corte ou ligadura das tubas uterinas, impedindo que haja o encontro do óvulo liberado pelo ovário e os espermatozoides que atingem o útero e se direcionam para as tubas. A laqueadura tubária é um procedimento de contracepção definitiva, porém, pode ser revertida.

Alguns pré-requisitos devem ser preenchidos para realização da laqueadura: a mulher deve ter pelo menos um filho, ter acima de 30 anos (preferencialmente), estar em uma união estável ou apresentar alguma doença para qual seja contraindicada a gravidez.

Hoje, muitas mulheres que realizaram laqueadura têm desejo de ter um novo filho, seja por um novo relacionamento conjugal ou por estabilidade financeira. Isso também é visto em relação ao homem, quando este realiza a vasectomia, cirurgia para contracepção masculina.

A reversão de laqueadura é realizada através da reanastomose cirúrgica dos segmentos seccionados das tubas uterinas (as partes das tubas são agrupadas novamente). Esse procedimento é realizado por meio de um fio cirúrgico muito fino e auxílio de microscópio cirúrgico. A reversão é complexa e a taxa de sucesso de gravidez não é completamente restaurada (aproximadamente 50% a 80%).

Quando não é possível realizar a reversão da laqueadura ou não foi possível atingir a gravidez através de método natural, pode ser realizada a fertilização in vitro. Nesse tratamento, o encontro do espermatozoide e do óvulo é realizado em laboratório de reprodução humana, realizando a mesma função que a tuba uterina teria nesse processo.

O sucesso da reversão da laqueadura e/ou da fertilização in vitro depende da idade da paciente, do local onde foi realizado a laqueadura, do método utilizado e da presença de outros fatores de infertilidade. Dependendo desses fatores, o médico especialista em reprodução humana indicará qual é o método mais indicado para a tentativa de uma nova gravidez.

Agende sua consulta agora mesmo

Categorias
Sobre

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que vai da enfermagem especializada em reprodução humana até a fisioterapia para dor pélvica crônica.


Contato

Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP

11 3071.4767

babycenter.med.br