Criptorquidia

O que é

Os testículos dos bebês são formados no interior do abdômen e nos últimos meses da gestação passam pelo canal ingual até chegar à bolsa escrotal. A criptorquidia (de Cripto, caverna, esconderijo e orquis, testículo) se dá quando um dos testículos ou ambos param em algum ponto desse trajeto, seja por anomalia no abdômen ou hérnia. Ao nascer, o menino deve ser examinado e caso ocorra a Criptorquidia o médico deve observar se os testículos migram naturalmente, o que pode acontecer até um ano de idade ou pouco mais.

A criptorquidia é uma causa importante de infertilidade masculina e pode estar associada ao desenvolvimento de tumor de testículo. É de suma importância a avaliação precoce pelo especialista já que, quanto mais cedo o testículo criptorquídico for corrigido – atualmente entre 6 meses a 1 ano de vida -, maiores são as chances de preservação da fertilidade masculina.

Nos casos de criptorquidia unilateral, a chance de o menino desenvolver infertilidade na vida adulta é de 30%. Este risco mais do que dobra quando a criptorquidia é bilateral. É importante enfatizar que a cirurgia de correção de criptorquidia não aumenta a produção de espermatozoides, mas sim protege contra uma piora ainda maior. O mesmo pensamento deve ser aplicado para tumores de testículo, em que a colocação na bolsa testicular não reduz o risco de câncer, mas permite uma rápida detecção caso o tumor apareça.

Quanto mais cedo forem realizados o diagnóstico e o tratamento, maiores são as chances de preservar a fertilidade do paciente!

Agende sua consulta agora mesmo

Categorias
Sobre

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que vai da enfermagem especializada em reprodução humana até a fisioterapia para dor pélvica crônica.


Contato

Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP

11 3071.4767

babycenter.med.br