Punção Aspirativa de Espermatozoides Epididimários (PESA)

A técnica de punção aspirativa de espermatozoides epididimários, conhecida como PESA, é uma alternativa para buscar espermatozoides epididimários em homens que apresentam azoospermia obstrutiva.

Esta técnica é realizada através da punção do epidídimo com uma seringa através da pele. Desta forma, a PESA é um procedimento que apresenta menor eficiência e menores chances de criopreservar espermatozoides, além de um risco maior de contaminação da amostra a ser coletada, afetando negativamente a qualidade dos espermatozoides recuperados.

Qual a vantagem do PESA sobre o MESA?

As vantagens do PESA sobre MESA são poucas. É considerada uma técnica menos invasiva por não haver necessidade de corte na pele, pois é feita por punção do epidídimo por meio de seringa com agulha fina. Porém, também é necessário realizar sedação com anestésicos ou bloqueio anestésico local, com repouso por 24hs devido à dor local durante e após o procedimento. Por não haver corte na pele, o procedimento pode ser executado em menos tempo que a técnica de MESA. O custo do procedimento também é um pouco menor para o paciente.

Qual a desvantagem do PESA sobre MESA?

As desvantagens do PESA sobre o MESA são muitas. A técnica de PESA é feita às cegas, ou seja, a busca por espermatozoides no epidídimo por punção é realizada através de múltiplas tentativas sem a visão direta da agulha no epidídimo e, desta forma, a quantidade e qualidade dos espermatozoides costumam ser menores em relação à técnica de MESA. A chance de os espermatozoides estarem aptos à criopreservação e armazenamento destes para tratamentos futuros é menor com a técnica de PESA o que pode demandar novos procedimentos futuros para alcançar a gravidez. Portanto, o que seria mais barato para o casal acaba saindo mais caro pela necessidade de repetição do procedimento.

Devido ao fato de o PESA ser realizado às cegas, sem a visão direta da agulha no epidídimo, o risco de hematoma local é um pouco maior, gerando mais desconforto no pós-operatório e a necessidade de um tempo maior de recuperação.

Agende sua consulta agora mesmo

Categorias
Sobre

Contamos com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada, que vai da enfermagem especializada em reprodução humana até a fisioterapia para dor pélvica crônica.


Contato

Rua Joaquim Floriano, 466 14º andar - Cj 1409
Itaim Bibi | São Paulo - SP

11 3071.4767

babycenter.med.br